Publicado em: 15/08/2018


Existem diversas soluções e dispositivos disponíveis no mercado atualmente para medição de desempenho de veículos motorizados como carros, motos, kart, caminhões etc., porém normalmente surge a grande dúvida entre qual equipamento adquirir: um dinamômetro de chassis ou um dinamômetro alternativo?

Vale a pena gastar mais em um dinamômetro de chassis? Ou o chamado dinamômetro de estrada (ou de rodas - dispositivo conectado a uma das rodas de carro) é um bom equivalente para quem deseja uma ferramenta de medição profissional de torque e potência?

Para sanar estas dúvidas irei listar abaixo as vantagens e desvantagens do dinamômetro de estrada:

BARATO. Mas nem sempre. Alguns itens que são comercializados adicionalmente podem aumentar consideravelmente o valor final do dinamômetro de estrada.

PORTÁTIL. Tudo o que você precisa é basicamente de uma fita adesiva dupla face para colar o equipamento na roda do veículo e pronto. Só começar a dirigir!

Basicamente essas são as “inúmeras vantagens” ao adquirir um dinamômetro de estrada para sua oficina.

Agora vamos para as desvantagens:

O dinamômetro portátil de rodas não mede a potência e torque verdadeiros (no motor), pois para medir potência e torque é imprescindível saber o peso exato do veículo????????????

Você deve dirigir o carro dos clientes na rua, além de acelerar em alta velocidade (mínimo 3ª marcha), ou seja, se a sua empresa estiver dentro da cidade você provavelmente receberia uma multa por infringir a lei por "exceder o limite de velocidade".

O dinamômetro de estrada é muito mais barato... até que ocorra o primeiro acidente com o carro do cliente, especialmente se estiver em uma velocidade acima dos 100 km/h, ou seja, no final das contas pode ser muito mais caro.

A repetibilidade dos resultados aumenta quando o peso do veículo aumenta. Os resultados para veículos pequenos e leves são imprecisos, porque a influência de outros parâmetros aumenta com a diminuição do peso do carro.

O vento falsifica os resultados, pois esta é uma variável que deve ser fixa e ser a mesma em todas as repetições das provas.

A superfície irregular das pistas também falsifica os resultados, pois novamente para fazer várias provas é necessário que esta variável seja fixa a fim de se comparar resultados.

O atrito da roda depende da superfície e não é constante.

 

Parece que para medir precisamente, você precisa saber o peso exato do veículo com o motorista, não usar muito combustível entre momento de pesagem e momento de medição (como mudanças de peso), usar estradas extremamente planas, vento na velocidade correta e que o atrito da roda seja constante. Além disso, se o seu veículo for leve, os resultados não serão replicáveis.

Conclusão: o dinamômetro de estrada (roda) é perfeito! Para trens...

Ainda não está satisfeito? Vamos então fazer uma analogia sobre o assunto:

Imagine que você esteja com problemas cardíacos e marcou uma consulta com um cardiologista, porém ao chegar ao consultório o médico lhe diz:

-Eu irei te diagnosticar utilizando apenas um estetoscópio, afinal de contas ele é portátil e muito mais barato do que comprar um aparelho de eletrocardiograma para fazer um diagnóstico.  

Com certeza se você tiver o mínimo de preocupação com sua saúde irá procurar outro cardiologista que possua as ferramentas e dispositivos adequados para um diagnóstico mais preciso.

DINAMÔMETRO PORTÁTIL OU DINAMÔMETRO DE CHASSIS QUAL COMPRAR?