Publicado em: 14/08/2018

É muito comum utilizar os resultados dos dinamômetros (gráficos e tabelas) para diversos carros, a fim de comparar suas capacidades, aceleração, dirigibilidade. Se você fizer uma busca em páginas na internet encontrará rapidamente uma quantidade absurda de valores mais ou menos precisos para testes em dinamômetros. Na maioria dos casos, estes resultados podem ser comparados com os padrões normalmente utilizados (por exemplo, o SAE nos Estados Unidos e DIN na Europa).


Porém, a verdade é que não podemos comparar os resultados destes testes sem discernimento ou parâmetro. Sabe o porquê disso? É que nos EUA a potência na roda é quem manda ao contrário da Europa onde a potência no motor é quem dita às regras.

Existem muitos métodos sofisticados para “calcular” a potência no motor quando se tem disponível o resultado da potência na roda. O software por trás de um dinamômetro pode adicionar simplesmente como num passe de mágica 10%, 20% ou até 30% de potência nos resultados na roda para cravar a potência no motor.

A grande questão é: será que realmente podemos dizer que a potência do motor é a potência da roda + 30%?
Resposta: NÃO! Mesmo os métodos de transição mais avançados e fisicamente documentados se enquadram em uma simples verdade: a potência da roda depende dos pneus, da relação de transmissão, da pressão dos pneus, do peso do carro e especialmente do método de amarração do veículo.
A força de amarração distorce o pneu e tem influência direta no atrito entre o pneu e o rolo do dinamômetro. Assim, especialmente para carros com pneus macios (pneus de inverno, slicks etc.), uma amarração um pouco mais apertada e consequentemente um aumento do atrito devido à pressão de inflação pode causar uma diferença na potência da roda de até 5%. Outro fator que pode influenciar em até 3% no final de um teste em um dinamômetro é o tipo de piso, mesmo mantendo o mesmo tamanho da roda, diâmetro e peso. É especialmente visível se os pneus de inverno são usados para comparar com os pneus normais de verão.

O atrito mecânico das peças rotativas varia de carro para carro. Depende do tipo de óleos e graxas usados, idade, idade e desgaste total do motor e da transmissão, e até mesmo outros fatores imprevisíveis. A potência da roda será afetada por todos eles, e não há método de prever a escala de distorção.

A medição da potência do motor com o dinamômetro europeu moderno resolve todos esses problemas, devido ao registro também da fase de partida livre (sem alimentação), onde a maioria das perdas de tração e perdas por fricção são medidas. Essas perdas dependem da velocidade e geralmente são comparáveis ??(valor semelhante) nas mesmas velocidades em que o carro acelera ou desacelera.

Não há nenhum problema que uma prova no dinamômetro mostre também a potência da roda. Mas devemos lembrar que a potência na roda deve ser um resultado complementar e não o principal, como é o caso da potência no motor.

É altamente recomendável medir a potência do motor ao invés da potência na roda. É muito mais confiável e digamos menos ridículo do que usar um fator de correção para isso, outro fator de correção para aquilo, adicionar 1,5% a mais se o carro estiver utilizando um óleo mais fino e assim por diante...

E no final das contas você acabará com três resultados diferentes em três dinamômetros diferentes.

    POTÊNCIA NO MOTOR OU POTÊNCIA NA RODA? EM QUAL LUGAR MEDIR?